quinta-feira, 2 de setembro de 2010

E depois do adeus...

Chegado ao fim mais um Campo Bíblico de Férias do Departamento de Juventude da IEPP, quero agradecer a todos os que participaram nele, os que o ajudaram a organizar e esperar que para o ano o grupo seja tão bom como o deste ano :)

Partilho convosco as músicas que gravámos no Campo, bem como duas exposições temáticas, que poderão servir para cultos de jovens, ou actividades que façam nas vossas comunidades. Além disto são disponibilizados também os certificados que foram sendo atribuídos ao longo do acampamento aos participantes, o cartaz de promoção do Acampamento e o livro de cânticos. Podem, por isso, aproveitar tudo o que ao longo da semana do Campo foi postado neste blog.

Em relação às fotografias, apenas as pessoas que constam da mailing list do Departamento receberão o link do site onde estão alojadas. Se participas nas actividades do DJIEPP e não te foi enviado o link com as fotos, então manda-nos um mail o receber.

- Exposição temática sobre a Biodiversidade
- Exposição temática sobre a tarefa dos cristãos
- Livro de Cânticos do Campo Bíblico
- Áudio gravado
- Layout do "Bio-Trolha Intelectual" (Homem)
- Layout do "Bio-Trolha Intelectual" (Mulher)

Abreijos,
João Matos

sábado, 28 de agosto de 2010

Bio-restos

Hoje o acordar foi diferente do habitual, tendo sido os rapazes a escolher a música para o despertar. Foram muitas as queixas das raparigas sobre o quão irritantes eram, o que foi uma boa notícia, já que o objectivo era mesmo esse.
Tal como no dia anterior, o momento de reflexão decorreu durante a manhã, e os campistas tiveram de apresentar uma série de trabalhos relacionados com o tema do mesmo.
À tarde foram gravadas várias músicas às quais futuramente poderão ter acesso e efectuamos as limpezas habituais, mas de forma ainda mais cuidada, visto que o campo está prestes a acabar.
À noite testámos as nossas habilidades no Bowling e comemos deliciosos gelados no San Remo.

Diversidade também na cozinha

Durante a tarde, além de ensaiarmos várias músicas, dirigimo-nos até à praia onde pudemos usufruir confortavelmente da agradável temperatura que se fazia sentir, sem que tenhamos tido a oportunidade de ir à água visto que estava bandeira vermelha. A falta de espaço devido à presença de um grande número de banhistas impossibilitou também que se praticassem quaisquer tipos de desporto.
Hoje acordámos relativamente tarde, tal como era previsto, contudo, o sono predominava sobre os jovens campistas.
Já um pouco mais despertos, após o pequeno-almoço, estivemos presentes em mais um momento de reflexão.
Os rapazes foram obrigados a regressar ao acampamento mais cedo devido ao facto de serem eles os responsáveis pelo jantar desse dia, e isto inclui não só a própria refeição como também a decoração do refeitório.
O jantar (de influência marroquina) correu bem e conforme o planeado, tendo os rapazes ficado orgulhosos pelo seu trabalho e as raparigas agradadas com a qualidade do mesmo.
Após o jantar e a arrumação da cozinha, fomos ao picadeiro e aproveitar um pouco da noite.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um dia de sono e água

Acordámos com vontade de ficar na cama. O sol estava escondido e o quentinho do saco-cama soava-nos bem melhor. No entanto, todos nós estávamos com esperança de que o sol aparecesse para que o dia na Lousã fosse perfeito.
Partimos por volta das 9.30h em direcção à piscina natural da Lousã. Como o cansaço já aperta, quase todos adormeceram durante a viagem. Quando lá chegámos, o sol raiava e todos nós estávamos prontos para entrar nas águas, que se esperavam ser gélidas. Porém, a água estava óptima e todos nós nos deliciámos dentro dela com a companhia de dois golfinhos. Entre jogos na água ou dentro dela passámos umas belas horas na linda Lousã.

Até amanhã,

Catarina Cerqueira

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hoje o dia começou cedo!!!
A hora de levantar hoje foi às 7h30, mais minuto menos minuto, pois os monitores prepararam-nos um peddy-papper na linda cidade de Montemor-o-Velho.
Foram constituídos dois grupo - o verde e o vermelho- a actividade começou no Coreto, passou pelo Castelo, pela Biblioteca e Espaço Internet (não necessariamente por esta ordem, pois o percurso dos grupos era diferente). Caminhámos debaixo de um assombroso sol por volta de 2h30, mas foi-nos proporcionado momentos muito engraçados, educativos e criativos. Bem... foi uma manhã bem passada!!!
Chegada a hora do almoço, e depois de conseguirmos juntar o grupo no Coreto, regressado do peddy-papper, dirigimo-nos para Choupal (parque das merendas) para o tão merecido e esperado manjar dos Deuses (pão com fiambre, queijo e TOMATE) :D
Às 15h a camioneta apanhou-nos no parque para irmos para a famosa "Pousadinha", uma bela pastelaria conventual situada no Tentúgal, onde vimos a produção dos deliciosos pasteis de Tentúgal, e nos foi
proporcionada a oportunidade de nos deliciarmos com tal doce conventual.
Regressamos ao campo por volta das 4h30. Chegou a hora do banho...(Finalmente!)
Depois, a Pastora Maria Eduarda deu-nos indicações para a produção de duas peças de teatro que ensaiamos até chegar a hora de jantar.
Depois do jantar, tivemos o tão esperado momento da apresentação das peças de Teatro. Actuações brilhantes recheadas de risadas e bom humor, um momento a não esquecer...
Terminada a apresentação das peças, chega a hora da introspectiva oração de Taizé.

Boa Noite,
Diana Melo e Mariana Guimarães

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aqui trabalha-se no duro!

O dia de hoje ficou marcado tanto por momentos de reflexão e partilha como de animação. De manhã, reflectimos em conjunto sobre pessoas que mudaram o mundo e, em seguida, fizémos pesquisa e apresentação das biografias de algumas pessoas que, pela forma como lutaram pelos seus ideais, se destacaram.

Após o almoço, seguimos para o Parque Aventura, na Serra da Boa Viagem, onde fizémos arborismo. A tarde foi passada em "passeios" de árvore em árvore e muito riso. Com percursos de maior ou menor altitude, esta actividade foi, para muitos de nós, uma novidade. Contudo, as surpresas não acabaram por aqui... No jantar realizado pelas meninas (baseado também na diversidade cultural), o tema foi italiano. Antes de terminar o jantar, foram dados a conhecer o Bio-Trolha Intelectual do dia, que foi o Rúben, e o Rapa, que foi o Joel.
O dia terminou com convívio e a expectativa de um dia igualmente interessante amanhã.

Aqui fica algum material, resultado das reflexões realizadas nas manhãs:

Sara Cabete

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dia 2 Plano B (à rasca...)

Após o acordar ao som de Pedro Abrunhosa, o pequeno almoço foi sossegado.
Entretanto posto o pequeno almoço veio a parte que geralmente menos gostamos, as limpezas, o que não foi assim tão mau porque ate foi rápido.
Com a chegada da pastora Maria Eduarda tivemos o nosso primeiro momento de reflexão, seguido de trabalhos de grupo, em que foi elaborado um cartaz, um power point e uma carta tudo sobre o tema biodiversidade.
infelizmente não nos foi permitido, devido a condições climatéricas, o cumprimento do programa estipulado pelos monitores, pelo que em vez de irmos saltar árvores ficámos a tentar gravar uma faixa (durante uma tarde inteira!) para o CD que é suposto realizar durante o campo.
ao jantar foi introduzido duas novas "actividades" que irão ser realizadas ao longo dos jantares do campo. assim temos a partir de agora passará a ser seleccionado todas as noites um/uma Rapa e um(a) bio-trolha intelectual, o Rapa para aquele que terá de rapar todos os pratos após a refeição e o bio-trolha intelectual para aquele que demonstrar durante todo dia uma diminuição da poluição sonora.
neste momento estamos a preparar mo nos para o nosso serão de cinema...